A divisão de despesas na sua casa é justa?

Aplicativos ajudam no orçamento familiar e até nas saídas de amigos

Como é feita a divisão das despesas na sua casa? Tudo dividido igualmente? Quem ganha mais paga um percentual maior? Alguém sempre acaba pagando menos? Para que as divisões sejam feitas de maneira justa, a tecnologia dá uma mãozinha. Existem aplicativos que dividem tudo de maneira simples.

Antes de utilizar os aplicativos, o ideal é decidir critérios para a divisão de contas. Especialistas dão algumas orientações básicas. Se você divide apartamento com amigos, as contas podem ser divididas igualmente. Agora no caso de casais, que estão construindo a vida juntos, a divisão pode ser proporcional ao salário de cada um, ou seja, quem ganha mais, paga mais. 

Essa divisão proporcional pode ser utilizada também de acordo com o consumo, o morador paga mais pelo item que mais usa. Por exemplo, quem cozinha e come em casa, pode pagar maior parte do que quem faz as refeições na rua. 

Independentemente de quem você divide as contas, o planejamento financeiro é imprescindível para que o pagamento seja justo para cada indivíduo. Neste caso, registre gasto por gasto e conte com aplicativos para fazer os cálculos e controlá-los.

Uma ajuda tecnológica

Os aplicativos são um auxílio na divisão de contas. O Splitwise é um dos mais famosos, nele é possível cadastrar seus amigos e dividi-los em grupos, por exemplo, um para o apartamento, um para a viagem, um para a balada. Além dos grupos, você pode cadastrar despesas individuais, entre você e outra pessoa apenas. 

Os gastos no Splitwise ficam bem detalhados, por datas, categorias e mostra quanto cada um deve. Nele é possível dividir os gastos por igual, proporcional e ainda dá para ajustar posteriormente. 

Outro aplicativo é o Settle Up, o diferencial dele é o design. Já na primeira tela é possível ter uma visão dos gastos de cada um cadastrado, quanto mais gastos, maior a bola no gráfico. Ele também disponibiliza uma espécie de extrato, que detalha quem deve quem.

O Settle Up também tem uma versão paga, livre de anúncios. Nela o design é ainda mais atraente e possibilita anexar os boletos aos relatórios. A desvantagem é que o aplicativo não tem versão em português.

A terceira opção é o app Tricount, esse tem versão em português e um layout simples. O aplicativo já alcançou mais de 1 milhão de downloads. Contudo, ele não tem opção de despesas interpessoais, só entre grupos.

Em uma avaliação geral, Splitwise é o que oferece as melhores funcionalidades, contudo, o design do Settle Up e a facilidade do Tricount podem ser um diferencial. Escolha o que melhor atender as suas necessidades. 

Seja qual for a regra que você usará para dividir as contas de casa ou de saídas, os aplicativos vêm para ajudar e tornar essa repartição adequada, assim, não pesa para nenhum dos bolsos. 

Tags: finanças orçamento planejamentofinanceiro

Veja mais