Aprenda a fazer massagem facial e conheça seus benefícios

Além de relaxar, a massagem ameniza as linhas de expressão

Nos últimos tempos o famoso “skincare”, que é o cuidado com a pele, tem ganhado um espaço na vida das pessoas. Na internet tem dicas para todos os tipos de pele e variedade de produtos. Um dos processos de skincare é a massagem facial. Mesmo que passe despercebido, os músculos do rosto também ficam tensos e devem ser relaxados.

A pele é o maior órgão do corpo humano e está disposta diariamente à poluição, estresse, cansaço e outros elementos que a sobrecarregam. Um dos benefícios da massagem é remover as células mortas, geralmente causadoras de cravos e espinhas. Além disso, a ação desintoxica, estimula a região, diminui o inchaço, melhora a circulação sanguínea e ameniza as olheiras, bolsas e linhas de expressão.

Se você tem interesse em melhorar tudo isso, adicione a massagem no seu dia a dia. O ideal é que você escolha alguns dias na semana para ter esse cuidado, seja de manhã, quando acordar ou à noite, antes de dormir. 

O processo de massagem tem que ser prazeroso, por isso, crie um ambiente favorável, como se fosse um spa em casa. Ele deve ser limpo, organizado, calmo e conter elementos que façam bem, como um som ambiente, seja sua música preferida ou algum barulho da natureza. Aposte também nos aromas, uma vela perfumada, um óleo essencial ou um incenso podem fazer toda a diferença. E claro, não esquece de um bom espelho.

Preparado o ambiente, é hora de escolher os utensílios. Recomenda-se deixar ao lado uma toalha de rosto aquecida. Para massagear, você pode contar com os dedos ou com alguns instrumentos que o mercado disponibiliza, como os rolos, massageadores elétricos ou até mesmo cristais. 

Tipos de massagem

São inúmeras as técnicas, para saber qual é a melhor para a sua pele, pergunte ao seu dermatologista. 

  • Relaxante: essa é simples e pode ser realizada com os seus dedos. Coloque algumas gotas de óleo facial nas mãos, esfregue e comece a espalhar aos poucos na maçã do rosto, bochecha, queixo e nariz. Pressione as outras áreas de fora para dentro e estenda até pescoço e a nuca. Ao final, é só lavar o rosto com o sabonete indicado.
  • Drenagem: já essa é recomendada para diminuir o inchaço e os líquidos do rosto. Neste caso, lave bem a pele antes da massagem, depois aplique o produto indicado pelo dermatologista. A massagem consiste em uma leve pressão na superfície do rosto e do pescoço. Cada movimento deve durar cerca de dois minutos.
  • Gua Sha: os cristais entram nesta modalidade de massagem. A técnica chinesa serve para relaxar os músculos e drenar líquidos. Você precisará aplicar o produto hidratante que facilita o deslizamento da pedra e fazer movimentos de baixo para cima e de dentro para fora. As extremidades do rosto também merecem atenção especial, já que acumulam tensão.

Descubra a massagem que melhor funciona para sua pele, coloque na sua rotina e aproveite os benefícios que ela oferece. 

Tags: qualidadedevida

Veja mais