Como viver com menos plástico: confira o guia

Ações simples no dia a dia podem mudar o futuro do planeta

Quando se fala em preservação do meio ambiente é fácil lembrar do consumo desenfreado de plástico. Este material demora cerca de 200 anos para se decompor na natureza, isso significa que desde a sua criação, em 1907, o plástico que a gente conhece hoje continua praticamente todo na Terra. Neste contexto, a única maneira de amenizar os impactos dele no planeta é simplesmente diminuindo ou até cessando o consumo. Descubra algumas formas de fazer isso.

Quando for fazer as compras do mês, observe a quantidade de plástico que você comprou. Em números gerais, um milhão de garrafas plásticas são vendidas a cada minuto. E mesmo que você tenha o hábito de separar para reciclagem, ainda não é o suficiente. No Brasil, apenas 9% do plástico que vai para o lixo é de fato reciclado. 

Outro dado importante é que 8 bilhões de quilos de plástico são jogados no oceano a cada ano. Por isso, antes de começar as ações no dia a dia, o mais importante é ter consciência de que o plástico em excesso é um problema global. É neste momento que surge o consumo consciente. 

Para consumir de maneira adequada, vamos ao exemplo das compras do mês, alguns estabelecimentos já possibilitam que o clientes comprem a granel, neste caso, leve seus próprios recipientes. Na hora do café, substitua a cápsula pelo tradicional coador, ou dê preferência para as marcas que recolhem as cápsulas e reciclam. 

No ambiente de trabalho, aumente a frequência em que você leva marmita, para todas as refeições, desde o café da manhã, até a frutinha da tarde, assim você evita de comprar na rua e consumir uma quantidade absurda de plástico. O ideal é que você deixe também alguns utensílios no escritório, como talheres de metal, copo, xícara e recipiente para guardar água. 

Na rua, quando for comer em algum fast-food, diga não ao molho extra, canudo e embalagem plástica. Além disso, crie o hábito de reclamar nos canais de SAC sobre isso, aos poucos, os restaurantes vão se adequando à sustentabilidade. 

E será que precisamos mesmo de tantos copos plásticos? Só no Brasil, são consumidos 720 milhões por dia. Recomenda-se sempre andar com o seu próprio copo na bolsa, existem opções compactas que ocupam pouco espaço.

Em casa, adote os potes de vidro para guardar as coisas. Substitua os legumes industrializados e congelados à vácuo pelas opções feitas em casa. Os potes também servem para guardar saladas, comidas que sobram e frutas. 

E sabe as sacolinhas plásticas? Não deveriam existir mais. Contudo, entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo por ano. A boa notícia é que muitos estados brasileiros já extinguiram elas dos supermercados. A opção é levar a sua própria sacola sustentável, que pode ser utilizada inúmeras vezes. 

O mundo vem passando por transformações importantes e a redução do plástico com certeza fará bem tanto para a sua vida, quanto para o planeta. Seja consciente!

 

Tags: qualidadedevida

Veja mais