Filmes e séries inspiradoras para assistir no Dia Internacional da Mulher

A data, que reflete sobre a igualdade de gênero, é celebrada desde o século XX

Está chegando o dia 8 de março, data escolhida, historicamente, como o Dia Internacional da Mulher. Existem diversos registros do surgimento da data, contudo, o episódio mais marcante foi a morte, em um incêndio, de 125 mulheres em uma fábrica, a Triangle Shirtwaist Company, em Nova York no dia 25 de março de 1911. O ocorrido trouxe à tona um problema até então invisível: a luta das mulheres por condições melhores durante a Revolução Industrial e, claro, por igualdade de gênero.

Em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data para o dia 8 de março. Os tempos mudaram, o mundo vive atualmente a revolução tecnológica, contudo, ainda é necessário refletir sobre os direitos das mulheres. Pensando nisso, reunimos algumas séries e filmes que retratam personagens femininas fortes. Tem desde drama até uma boa comédia.

Histórias Cruzadas - Filme 2011

A história de drama reúne grandes atrizes como Viola Davis, Octavia Spencer e Cicely Tyson. Retrata a história de mulheres negras que abriram mão de suas vidas pessoais para trabalharem para a elite branca de Mississippi (EUA). Com diálogos bem apresentados, o filme traz reflexões sobre racismo, machismo e outras questões sociais importantes de serem tratadas.

The Good Wife - Série 2009

A atriz Julianna Margulies vive a história da advogada Alicia Florrick. A personagem passa por uma humilhação pública quando o marido, político, é preso por um escândalo sexual. Alicia é obrigada a se reinventar e se redescobrir na profissão de advogada para sustentar a família. A série aborda a mulher no mercado de trabalho, a relação com os filhos e envolvimentos amorosos da mulher depois dos 40 anos.

Scandal - Série 2012

São sete temporadas abordando a protagonista feminina Olivia Pope (Kerry Washington). A advogada é especializada em conter escândalos de personalidades poderosas nos Estados Unidos, incluindo o presidente do país. A série retrata grandes casos em que Olivia tem inteligência e perspicácia em resolver.

Frida - Filme 2002

A referência feminista moderna Frida Kahlo é retratada pela atriz Salma Hayek em um filme emocionante sobre a história da pintora mexicana. Intensidade é uma característica marcante que não deixou de ser representada no filme, desde a luta de Frida pela saúde, até seu relacionamento conturbado com o pintor Diego Rivera.

Grace e Frankie - Série 2015

O envelhecimento feminino é tema da série de comédia Grace e Frankie. As duas amigas vivem situações com a realidade nua e crua de como é ter uma vida completamente ativa na terceira idade. As atuações de Jane Fonda e Lily Tomlin são um espetáculo à parte, o que torna a série muito mais atraente.

As Sufragistas - Filme 2015

Em se tratando de história, As Sufragistas entrega perfeitamente o contexto da luta das mulheres no século XX. O filme se passa na Inglaterra e aborda assuntos como direito ao voto, enfrentamento da polícia e opressão masculina. A personagem Maud Watts (Carey Mulligan) descobre no movimento feminista um caminho para alcançar a igualdade de gênero.

E você, tem algum filme ou série com ícones femininos que gosta de assistir? Conte para a gente nos comentários. 

Tags: mulher qualidadedevida

Veja mais