Não deixe a correria de fim de ano atrapalhar suas metas!

É hora de manter a calma e priorizar seus propósitos

Alguns acham que demorou, outros que foi rápido demais, mas ele chegou: o fim de ano. E muitas vezes não estamos preparados para a correria que ele traz: terminar os trabalhos pendentes, comprar os presentes, planejar a ceia, organizar a viagem. Quando percebemos o mês de dezembro já tirou a nossa rotina o ocupou todo o nosso tempo com as demandas dele.

Se por um lado é bom encerrar ciclos, por outro, vale lembrar que existe uma vida além das festas de fim de ano, com objetivos e metas. Neste caso, separamos algumas dicas da revista Forbes para concluir o ano de maneira tranquila.

Não fuja da rotina

Se você acorda, vai para a academia, depois para o trabalho, almoça a marmita, depois passa um tempo com as crianças, não mude a sua rotina na época de fim de ano. Tente se adaptar às novas tarefas nas horas vagas, como compras e eventos. 

Manter seus hábitos faz com que você não saia dos trilhos, seja a produtividade do trabalho ou o comprometimento com a dieta e exercícios físicos. Além disso, a rotina ajuda que você não se deixe levar pelo estresse causado pelo final do ano.

A retrospectiva é importante

Na correria do dia a dia é comum que percamos a noção de tempo e, consequentemente, o que foi feito nele. Neste caso, é hora de dar uma pausa e refletir. Quais metas e objetivos você conseguiu alcançar? Quais foram as maiores dificuldades que passou? Você conseguiu superá-las? Onde você pode melhorar? O que aprendeu com o ano que está acabando? 

Analise minuciosamente tudo que passou, sobretudo, dê uma atenção maior para o seu crescimento, seja pessoal ou financeiro. A partir dessa retrospectiva você pode traçar as metas para o próximo ano.

Reta final

Por mais que o clima já seja de encerramento, ainda temos alguns dias pela frente. Nada impede que você ainda realize alguma resolução que ficou perdida durante o ano, a criação de um hábito novo, um projeto que ainda está no papel. Se você começar agora já vai iniciar o ano com mais ânimo para colocar novas ideias em prática. 

O que esperar do ano novo

Depois que você avaliou tudo que aconteceu em 2019 é hora de planejar 2020. Estabeleça suas resoluções, metas e objetivos para começar o ano bem.

Na lista você pode colocar: ter uma vida mais saudável; parar de procrastinar; cuidar da saúde mental; conhecer gente nova; ter experiências novas; ganhar mais dinheiro; ser mais solidário; reduzir o estresse; ler mais; melhorar a qualidade do seu sono; e por aí vai. 

Lembre-se que 2020 está batendo na porta e só você pode fazer com que seu ano seja bom. Uma nova oportunidade de fazer, mudar, parar ou aprender. Aproveite os últimos dias de 2019 para fazer um bom encerramento e esteja preparado para o novo. 

Tags: qualidadedevida

Veja mais