5 motivos para beber água na quantidade certa

Home - Institucional PRhosper

Provavelmente, você já sabe que diversas funções do corpo humano dependem da água para funcionar de maneira correta. E portanto, também deve saber que é preciso nutrir o corpo com água para que recursos como digestão, nutrição, eliminação de toxinas e regulamentação da temperatura funcionem corretamente.

O que você talvez não saiba é que consumir água de maneira desregulada pode ocasionar no surgimento de doenças e desenvolvimento de complicações no organismo.

A seguir, veja 5 motivos para beber água na quantidade certa, segundo especialistas:

1° Prejuízos na função renal

Como os rins são responsáveis por utilizar a água para filtrar o sangue e as impurezas, é necessário manter uma ingestão controlada e constante de líquidos, caso contrário, os rins começam a concentrar a urina e, consequentemente, ocorre a formação de pedras nos rins.

2° Prisão de ventre

A constipação, popularmente conhecida como prisão de ventre, pode ser causada pela ausência de água no organismo. Isso se dá pelo fato de que baixas quantidades de água no corpo resultam em um mau funcionamento do intestino, prejudicando a lubrificação das paredes intestinais e a movimentação do bolo fecal.

3°  Dificuldade em perder peso

Um fato: beber água adequadamente te ajuda a emagrecer.

Se você beber água antes de uma refeição, ativará mais rápido o mecanismo que causa a sensação de saciedade. Assim, você comerá porções menores e manterá o corpo mais hidratado, fazendo com que o seu organismo queime quantidades maiores de gordura.

4° Fadiga

Como a água no corpo atua no transporte de substâncias, ela se torna fundamental para atender as demandas de glicose e oxigênio exigidas pelos músculos recém exercitados. Em sua ausência, o transporte dessas substâncias se torna mais lento, e assim, a sensação de cansaço chega mais rápido e dura mais tempo.

5° Hiponatremia

Existe também uma complicação resultante do excesso de água no corpo, a hiponatremia.

A hiponatremia é a redução da concentração de sódio no organismo e em casos muito graves, essa condição pode causar um tipo de intoxicação por água. Nesses casos, estão presentes sintomas de dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e, por pior que pareça, até mesmo paradas cardíacas podem vir a acontecer.