Uma dieta saudável deve ser seguida em todas as estações do ano, mas, no inverno, os cuidados com os tipos de alimentos que serão consumidos devem ser redobrados.
Segundo a nutricionista Ellen D’Arc da Bio Mundo, as baixas temperaturas estimulam a fome e, ao mesmo tempo, reduzem a vontade de praticar exercícios físicos. Por isso, a atenção ao valor calórico e nutricional dos alimentos é de suma importância.
“Investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma dica valiosa para manter a saúde e o bem-estar em dia no inverno”, afirma Ellen.
Os exageros nas refeições devem ser policiados. A recomendação da nutricionista é a de manter uma dieta balanceada, composta por cereais integrais, verduras, legumes e frutas. Foque em alimentos que fornecem fitoquímicos, como a cenoura e o tomate, por exemplo, pois eles fortalecem a defesa do organismo e ajudam a manter a forma.
Agora, confira algumas dicas de alimentos que irão manter o inverno mais gostoso e saudável:
Acerola
A acerola é riquíssima em vitamina C e possui ação oxidante, o que estimula a resistência e é responsável pelo aumento da atividade imunológica do corpo. Pode ser consumida em forma de sucos ou cápsulas de suplemento vitamínico, mas também pode ser consumida in natura, sem a necessidade do processamento da fruta.
Alho
O alho é fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante. O estímulo causado pelos oxidantes aumenta a resposta imunológica do organismo, prevenindo as gripes no inverno, além de atuar no combate a infecções e inflamações.
Chás verdes e branco
São ricos em poderosos antioxidantes, como catequina e epicatequina, que atuam no combate aos radicais livres. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo e revigorando o sistema imunológico.
Cogumelo shiitake
Possui lentinan, que aumenta as células de defesa no organismo e ajuda a combater e prevenir doenças.
Gengibre
É um imunoestimulante e possui ação expectorante, a combinação perfeita para reduzir a inflamação e a dor. Por isso, o chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para aliviar a tosse e os sintomas da gripe.
Mel
O mel é indicado no tratamento de problemas pulmonares e da garganta, pois possui ação bactericida e anti-séptica.
Uma recomendação dos nutricionistas é de que não seja fervido, para que não perca suas propriedades.
Óleo de coco
O óleo de coco, por sua vez, é rico em ácidos láurico, caprílico e oleico, o que dá a ele o potencial de ajudar no combate a doenças cardiorrespiratórias e cardiovasculares, já que possui atividade antiviral, antibacteriana, hipocolesterolemiante e efeito anti-inflamatório. Além disso, é rico em vitaminas A, E e K, poderosos antioxidantes que diminuem os riscos de doenças crônicas.