Como o corpo humano reage ao suspender o consumo de cafeína?

Home - A PRhosper Educa

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, mas também pode causar dependência e efeitos colaterais. Muitas pessoas decidem parar ou reduzir o consumo de cafeína por motivos de saúde ou bem-estar, mas como o corpo humano reage a essa mudança?

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que bloqueia os receptores de adenosina, uma substância química que causa sonolência e relaxamento. Ao consumir, sentimos mais energia, foco e melhoras no humor. No entanto, ao interromper o consumo, o corpo pode sofrer os sintomas da abstinência, que podem variar de intensidade e duração.

Os principais sintomas da abstinência de cafeína são:

Dor de cabeça: A cafeína contrai os vasos sanguíneos do cérebro, reduzindo o fluxo sanguíneo. Ao para de consumir, os vasos se dilatam e aumentam o fluxo sanguíneo, causando dor. Esse sintoma pode começar entre 12 e 24 horas após a última dose de cafeína e durar até uma semana.

Cansaço: O acúmulo da adenosina e provoca fadiga e sonolência. Esse sintoma pode durar até nove dias.

Irritabilidade: A cafeína aumenta a liberação de dopamina e norepinefrina, neurotransmissores que influenciam no humor e nas emoções. Quando a ingestão é do café é suspenso, esses neurotransmissores diminuem e causam queda no humor e irritabilidade. Esse sintoma pode durar até quatro dias.

Falta de concentração: a cafeína melhora o estado de alerta e a atenção, sem ele a adenosina reduz a atividade cerebral e dificulta a concentração e a memória. Esse sintoma pode durar até dois dias.

Náusea: O estômago e o intestino podem ficar desregulados e causar náusea e desconforto abdominal. Esse sintoma pode durar até dois dias.

Tremores: a cafeína acelera o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Ao suspender o consumo, o coração e os vasos podem se ajustar e causar tremores e palpitações. Esse sintoma pode durar até dois dias.

Para evitar ou amenizar os sintomas da abstinência de cafeína, é recomendado reduzir gradualmente o consumo, substituir o café por outras bebidas com menos ou sem cafeína, beber bastante água para se hidratar, praticar exercícios físicos para liberar endorfinas, comer alimentos saudáveis para equilibrar os nutrientes e descansar bem para recuperar a energia.

Parar de consumir cafeína pode trazer benefícios para a saúde, como melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade, regular a pressão arterial, prevenir úlceras gástricas e evitar a dependência. No entanto, cada pessoa deve avaliar os prós e contras dessa decisão e consultar um médico se tiver alguma dúvida ou problema.

Conteúdos relacionados

Palestra
Palestra "Previdência: muito além da aposentadoria"