Como um plano de previdência complementar pode ajudar você a investir no longo prazo?

Home - A PRhosper Educa

Já ouviu o ditado “Plantar hoje para colher os frutos no futuro”? Quando pensamos nos projetos e realizações pessoais daqui cinco, dez ou trinta anos a previdência complementar pode ser uma grande aliada para a alcançar todos eles.

No cenário atual, ter um planejamento financeiro é essencial para viver com tranquilidade e estabilidades todas as etapas da vida. A previdência complementar desempenha um papel fundamental nesse cenário, oferecendo a oportunidade de assegurar uma renda adicional àquela fornecida pelo INSS, proporcionando um alicerce financeiro robusto para o futuro.

As estatísticas refletem o crescente interesse e confiança em planos complementares. No primeiro trimestre de 2023, o patrimônio acumulado nesse tipo de investimento atingiu a impressionante marca de R$ 2,50 trilhões, correspondendo a 25% do PIB brasileiro. Esse número representa um crescimento de cerca de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mas quais são os benefícios de aderir a esse tipo de investimento a longo prazo?

Flexibilidade: Você tem a liberdade de escolher o valor, a periodicidade e o tempo de contribuição de acordo com sua capacidade financeira e seu planejamento. Isso significa que você adapta seu plano de acordo com suas metas pessoais.

Benefícios Fiscais: As contribuições aos planos de previdência complementar podem ser deduzidas do Imposto de Renda, dentro do limite de 12% da renda bruta anual, no caso dos planos PGBL. Além disso, o imposto sobre os rendimentos é adiado para o momento do resgate ou recebimento do benefício, muitas vezes resultando em uma carga tributária mais baixa em comparação com outras aplicações financeiras.

Diversificação: Os planos de previdência complementar oferecem diversas opções de fundos de investimento, variando em relação ao perfil de risco, rentabilidade e composição da carteira. Essa diversidade permite que você escolha aquele que melhor se adapta ao seu perfil e objetivos financeiros.

Proteção: Esses planos são rigorosamente regulados e fiscalizados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Isso garante transparência e segurança aos participantes. Os recursos são administrados por instituições financeiras especializadas e independentes, sujeitas a regras estritas de gestão e governança.

Ao longo dos anos, muitas coisas podem acontecer e o mais importante é sempre estar preparado para todas elas. Portanto, lembre-se que ao aderir um plano de previdência complementar você dará um passo significado em direção ao futuro financeiro saudável, próspero e cheio de oportunidades para si mesmo e sua família em médio e longo prazo.