Compras à vista ou a prazo? Qual a melhor opção para o seu bolso?

Home - A PRhosper Educa

Na hora de fazer compras, muitas pessoas ficam em dúvida entre pagar à vista ou a prazo. Qual é a melhor opção para o seu bolso? Isso depende de vários fatores, como a sua renda, o seu limite no cartão, o valor do produto e as condições de pagamento.

Pagamento à vista: Prós e contras

Pagar à vista significa desembolsar todo o valor do produto de uma só vez, seja em dinheiro, cheque, Pix ou cartão de débito. Essa forma de pagamento é praticamente um consenso entre especialistas e educadores financeiros como sendo a melhor opção na hora de efetuar uma compra. Claro que essa decisão só se mostra vantajosa se você tiver uma renda estável e planejamento financeiro consistente.

Entre os benefícios de realizar compras à vista está a chance de maiores descontos, já que na operação não estará incluso juros e taxas e o lojista terá acesso no ato ao dinheiro.  Então, não tenha vergonha! Sempre negócio os valores ao optar por pagar algum serviço ou produto à vista.

Outro fato é que ficamos menos suscetíveis a adquirir produtos por impulso, pois para realizar uma compra bem-sucedida é realizamos uma pesquisa de valores, custos-benefícios e se realmente aquele é o momento correto para adquiri o objeto.

Pela compra ser finalizada no momento do pagamento, a chance de ocorrer uma inadimplência também é inibida.

No entanto, essa modalidade de pagamento também tem suas desvantagens. Uma delas é que você pode comprometer uma grande parte do seu orçamento com uma única compra, deixando aquela sensação de ficar com pouco dinheiro para outras necessidades ou emergências.

Outra desvantagem é a necessidade de juntar dinheiro para comprar produtos mais caros. Este pode ser um ponto negativo por conta que algumas vezes o consumidor pode precisar de algum item mais caro repentinamente, sem ter chance de se planejar para isso (neste caso, talvez ele possa recorrer ao cartão de crédito).

 

Pagamentos a prazo: Prós e contras

Pagar a prazo significa dividir o valor do produto em várias parcelas, seja no cartão de crédito ou no carnê da loja. Essa opção pode ser interessante se você não tiver todo o dinheiro disponível no momento da compra ou se quiser preservar uma reserva para imprevistos. Além disso, pagar a prazo permite comprar produtos mais caros ou de maior qualidade, que talvez não fossem possíveis de adquirir à vista.

Por outro lado, pagar a prazo também tem seus riscos. Um deles é que você pode se endividar além da sua capacidade de pagamento, especialmente se tiver um bom limite no cartão e fizer várias compras parceladas ao mesmo tempo.

 

Mas, afinal, o que é melhor? Compras à vista ou a prazo?

Para obter essa resposta, você precisa levar em consideração 3 questões:

  1. Valor da compra: Para itens de maior valor, como carros ou apartamentos, o pagamento à vista pode ser inviável. Entretanto, para compras de menor montante, priorizar o pagamento imediato pode ser uma estratégia para não comprometer o orçamento futuro.
  2. Taxa de juros: Sempre que for efetuar uma compra a prazo é primordial que você fique de olho nas taxas que podem ser cobradas. E, no caso das compras com o cartão de crédito, jamais deixe de pagar a fatura no dia correto do vencimento e em sua totalidade, para não ter que lidar com juros exorbitantes.
  3. Capacidade de pagamento: É importante questionar se a parcela cabe no orçamento e se a aquisição pode ser realizada à vista. Essas são duas perguntas cruciais para determinar a forma de pagamento.

É preciso ter conhecimento das suas finanças e gastar menos do que ganha para evitar problemas no futuro.

Portanto, não existe uma resposta única para a questão de pagar à vista ou a prazo. Cada abordagem tem seus prós e contras, a escolha deve ser orientada por sua situação financeira e prioridades. O fundamental é realizar um planejamento consciente e comparar diferentes opções antes de definir a forma de compra.