Guia dos marcos do desenvolvimento infantil: conheça as fases e expectativas de cada idade

Home - A PRhosper Educa

O desenvolvimento infantil é um processo complexo e dinâmico, que envolve mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Cada criança tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem, acompanhar esse desenvolvimento é fundamental para estimular as potencialidades e identificar possíveis dificuldades ou atrasos.

Para isso, é importante conhecer as fases e expectativas de cada idade, que são baseadas em estudos científicos e observações clínicas.

Esses marcos do desenvolvimento são habilidades ou comportamentos que a maioria das crianças adquire em determinados períodos, como andar, falar, brincar, se relacionar etc. Embora esses marcos possam variar devido a fatores individuais, culturais e ambientais, eles oferecem diretrizes gerais para identificar possíveis atrasos ou dificuldades no desenvolvimento, segue alguma delas:

– Aos 3 meses, as crianças costumam sorrir, reconhecer vozes familiares, seguir objetos com os olhos e levantar a cabeça quando estão de bruços.

– Aos 6 meses, começam a balbuciar, virar-se para sons, pegar objetos com as mãos, rolar para frente e para trás e sentar-se com apoio.

– Aos 12 meses, já conseguem dizer algumas palavras simples, apontar para o que querem, imitar gestos e sons, engatinhar e ficar em pé com apoio.

– Aos 2 anos, formam frases curtas, seguir instruções simples, identificar partes do corpo, brincar de faz de conta e andar sem ajuda.

– Aos 3 anos, usam linguagem para se comunicar, fazer perguntas, contar histórias simples, mostrar interesse por outras crianças, desenhar formas básicas e subir escadas alternando os pés.

– Aos 4 anos, costumam reconhecer cores e formas, contar até 10, lembrar-se de eventos recentes, expressar seus sentimentos e preferências, usar tesoura e lápis com habilidade e pular com os dois pés.

– Aos 5 anos, já sabem seus nomes completos e a suas idades, reconhecer letras e números, contar histórias com começo, meio e fim, cooperar com outras crianças, desenhar pessoas com detalhes e amarrar os sapatos.

É importante observar que os marcos do desenvolvimento infantil não são regras rígidas ou limites que devem ser alcançados por todas as crianças na mesma idade. Eles são apenas referências que podem orientar os pais e os profissionais a estimularem o potencial das crianças e a oferecer apoio adequado quando necessário. Cada criança tem o seu próprio ritmo e estilo de desenvolvimento, que devem ser respeitados e valorizados.