Janeiro Branco – A vida pede equilíbrio

Home - A PRhosper Educa

No compasso do primeiro mês do ano, Janeiro, nossa sociedade tradicionalmente mergulha em reflexões sobre nossa trajetória, o significado e propósito da vida. É um período de avaliação da qualidade dos relacionamentos, uma revisita às emoções, aos desafios enfrentados, aos pensamentos e comportamentos. Em consonância com essa introspecção, Janeiro foi designado como o “Janeiro Branco”, um mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental no Brasil. Estima-se que, dentre cada 100 indivíduos, pelo menos 30 enfrentarão ou enfrentam, em algum momento da vida, problemas relacionados à saúde mental.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu Atlas de Saúde Mental 2017, identificou uma escassez global de profissionais e instalações de saúde mental baseadas na comunidade. Contudo, a saúde mental não se limita à ausência de doenças mentais. Ela abrange um estado de bem-estar em que o indivíduo pode desempenhar suas habilidades, lidar com as adversidades da vida, trabalhar produtivamente e contribuir para sua comunidade.

 

Um ser mentalmente saudável compreende a imperfeição humana, reconhecendo a diversidade de emoções, como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. Lida com os desafios cotidianos com equilíbrio, buscando ajuda quando necessário. A saúde mental está intrinsecamente ligada à capacidade de reagir às demandas da vida, gerenciar desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Estar bem consigo mesmo e com os outros, compreender os desafios da vida, lidar com as emoções, reconhecer limites e buscar apoio quando necessário são componentes fundamentais da saúde mental.

 

A Campanha Janeiro Branco, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, ganhou força em todo o país ao longo dos anos. O mês de janeiro foi escolhido por representar um período de renovação e novos projetos de vida. Além disso, muitas pessoas experimentam melancolia durante a transição do ano, tornando janeiro o momento ideal para buscar ajuda profissional e iniciar o cuidado com a saúde mental.

 

A escolha da cor branca na campanha simboliza uma página em branco, um quadro no qual todos podem escrever uma nova história para a saúde mental, livre de tabus e preconceitos. É um convite ao recomeço, à construção de uma narrativa que promova o equilíbrio emocional.

 

O Janeiro Branco oferece oportunidades para a participação em palestras e debates em diversas cidades, promovendo a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental. Portanto, neste mês dedicado a esse propósito, abraçamos a oportunidade de refletir, aprender e buscar formas de cultivar o equilíbrio emocional em nossas vidas, construindo assim um ano novo mais saudável e pleno.

Conteúdos relacionados