Motivos para começar a investir hoje em previdência

Home - A PRhosper Educa

Pessoas de todas as idades e em fases diferentes da vida podem ter um plano para manter a estabilidade financeira desejada no futuro ou, até mesmo, a realização de projetos de vida

Portanto, se ainda não pensou nisso, após ler este artigo você com certeza enxergará ótimos motivos que fazem da previdência social uma forma inteligente de investir seu dinheiro.

 

6 motivos para investir na previdência privada

As contribuições à previdência já somam R$11 bilhões de reais. Hoje essa é uma possibilidade considerada por muitas pessoas que desejam um futuro mais seguro e tranquilo financeiramente.

 

Complemento à aposentadoria do INSS

Atualmente, o teto previdenciário é de R$ 7.507 49. Ainda que o valor desse teto aumente ao longo dos anos, ele permanecerá limitado e inferior à expectativa de muitas pessoas. Logo, quem deseja receber uma aposentadoria superior ao teto vigente, deverá obrigatoriamente dispor de outra fonte de renda, como a previdência privada. Com pequenas contribuições regulares é possível, no longo prazo, construir um bom patrimônio no futuro.

 

Benefícios fiscais

A fim de incentivar que mais pessoas invistam em previdência, o governo concede benefícios fiscais. Ao escolher a tabela de cálculo regressiva como regime de tributação, por exemplo, quanto mais tempo o capital permanece investido, menos impostos incidem sobre cada valor aplicado.

Além disso, nos planos PGBL, o cliente que faz a declaração completa do IR pode deduzir os valores aplicados no plano de previdência em até 12% da sua renda anual tributável. No plano VGBL, os impostos incidem apenas sobre os rendimentos, e não sobre todo o capital.

E não para por aí. Os planos de previdência são tributados apenas no resgate ou no recebimento da renda.  Não existe o chamado “come-cotas”, como em outros investimentos. E, por conta disso, o dinheiro aplicado rende de forma contínua, sem tributação, o que pode gerar um ganho significativo no resultado do investimento.

 

Diversificação de investimentos em busca de melhor rentabilidade

Quem ainda não tem experiência em aplicar o próprio dinheiro encontra nos planos a oportunidade de diversificar suas aplicações com o objetivo de obter melhor desempenho. É importante, porém, que os investimentos sejam conduzidos por quem entende do assunto.

 

Ideal para a realização de projetos de vida

Além de ser um instrumento eficaz para complementar a aposentadoria paga pelo INSS, a previdência social pode viabilizar projetos de vida como fazer um intercâmbio, abrir o próprio negócio, pagar os estudos dos filhos e assim por diante. Quanto mais cedo começar, maior o valor da reserva lá na frente, e com menos esforço.

 

Tranquilidade do planejamento sucessório

O termo planejamento sucessório pode soar desconhecido a quem está pouco familiarizado com o assunto. Em poucas palavras, fazer planejamento sucessório é criar uma estratégia eficaz para a transferência do patrimônio para os herdeiros ou outras pessoas indicadas, após a morte.

Nesse sentido, a previdência é uma estratégia assertiva pois permite que a pessoa escolha para quem quer deixar seu patrimônio e o dinheiro não entra em inventário, sendo assim disponibilizado rapidamente aos herdeiros.

 

Esses são só alguns dos motivos pelo qual a previdência social pode transformar o seu futuro e de quem você ama e viver com mais segurança e previsibilidade

Conteúdos relacionados