Contar apenas com a Previdência Social para garantir seu futuro está cada vez mais arriscado. Quem sonha com uma vida financeira mais tranquila, deve considerar ter alguns investimentos a longo prazo. Uma alternativa são os planos de previdência complementar (aberta ou fechada).
Listamos algumas razões para investir em previdência complementar:
1.Imposto de Renda: quem faz a declaração completa do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) pode deduzir os valores de suas contribuições no imposto, o que pode chegar até a 12% de sua renda tributável. Quem faz plano de previdência para os filhos, também pode deduzir o valor do imposto de renda.
2.Modelo de tributação: ao entrar num plano, é possível escolher o modelo de tributação: progressiva ou regressiva. No regime progressivo, o contribuinte devolve o que não pagou de tributos durante o período de contribuição (varia de 0 a 27,5%). No regressivo, a alíquota vai diminuindo até chegar aos 10%.
3.Flexibilidade para investir: num plano de previdência complementar, o participante escolhe seu percentual de contribuição de acordo com seus projetos para o período pós-carreira. Quanto mais cedo começar, menor o percentual a ser investido, por exemplo.
4.Resgate ou renda mensal: quando o participante decide cessar suas contribuições ele tem duas opções: pode fazer o resgate em uma única parcela ou receber um benefício mensal para complementar sua aposentadoria do INSS.
5.Portabilidade: em caso de desligamento da patrocinadora, existe a opção de transferir seu saldo de conta para outro plano de previdência complementar sem fazer o resgate ou pagar taxas.
*Os conteúdos deste portal têm caráter informativo e são produzidos pela empresa Engrenagem Virtual; não refletem necessariamente uma recomendação da Entidade.