Motoristas estão isentos de DPVAT em 2022

O seguro possui recursos para mais um ano de isenção

Pelo segundo ano consecutivo, os motoristas do país estão isentos de pagar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos (DPVAT).

Devido aos impactos financeiros causados pela pandemia, a isenção do seguro valerá para todos os tipos de veículos em 2022, aliviando o bolso de milhares de motoristas.

Variando de acordo com o tipo de veículo e a região do país, a cobertura do DPVAT pode custar entre R$ 10,00 e R$ 600,00.

Aprovada no dia 17 de dezembro de 2021 pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Economia, a medida de isenção do DPVAT busca assistir à população em tempos de crise financeira.

Segundo o CNPS, a ação é possível graças a um excedente de recursos no FDPVAT, fundo da Caixa Econômica Federal que administra os recursos do DPVAT, e há previsão de que a suspensão possa ser sustentada por mais um ano.

Apesar da isenção de pagamento do seguro, ele continua disponível para vítimas de trânsito. Vale ressaltar, ainda, que o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) continua a ser cobrado normalmente, por isso, organize-se para o pagamento deste ano.

Tags: DPVAT IPVA motoristas