Orçamento pessoal: Aprenda a fazer o seu

A organização é a melhor ferramenta do sucesso financeiro

Equilibrar as finanças não depende apenas dos seus rendimentos. A administração é o segredo para fazer com que as despesas e gastos caibam no orçamento.

O orçamento pessoal é uma poderosa ferramenta de controle financeiro. Tem o objetivo de prever os gastos mensais e manter o controle dos vencimentos em ordem. A montagem correta pode estabilizar as despesas e impedir que você gaste mais do que ganha.

Além de entender melhor a situação financeira por meio dos registros, é possível conhecer quais gastos geram maior impacto e a forma como o dinheiro pode ser desperdiçado. É também uma boa maneira de prevenir situações de emergência e registrar os hábitos de consumo.

Comece hoje mesmo e siga as dicas reunidas a seguir para montar o seu:

Escolha uma boa planilha ou aplicativo de registro de orçamento

Pesquise a melhor forma de começar a alimentar suas despesas financeiras, a que melhor se adapta aos seus hábitos e otimize os dados.

Registre e calcule todos os rendimentos em relação aos gastos

Tudo deve estar especificado: aquele gasto de R$ 20,00 por dia, conta. Coloque tudo que sai do bolso na sua planilha. Assim, você controla seu dinheiro e sabe quanto pode gastar por dia.

Analise seu contracheque

É um erro elementar contar com o salário bruto. Muitas pessoas idealizam seus vencimentos a valores que não correspondem aos descontos fixos e transitórios das condições de trabalho. Saiba efetivamente quanto entrará em sua conta.

Defina um gasto mensal por categoria

Dentro da sua condição financeira, alimente seu orçamento sobre quanto você pode gastar com alimentação, passeios, saúde e beleza e seu cartão de crédito. Crie o hábito de não ultrapassar seus limites.

Junte todos os recibos do mês

Parece cansativo, mas, é sua maior fonte de controle: se, ao fim do mês você perceber furos no seu orçamento pessoal, terá a ajuda de seus cupons fiscais para saber onde precisa melhor.

Procure registrar sua planilha de orçamento pessoal diariamente. Manter seus gastos variáveis em evidência pode controlar sua situação financeira.

Tags: finanças orçamento organização

Veja mais