Tabela Price ou SAC? Descubra qual a melhor no financiamento de imóveis

Escolha entre tabelas define valor de amortizações do financiamento

Financiar um imóvel é uma empreitada emocionante que exige muita responsabilidade. Assumir um longo compromisso financeiro é sempre motivo para vários dias de estudo e uma análise consistente sobre todas as modalidades relacionadas à compra.

Em geral, a casa própria é a realização do sonho de uma vida para muitos brasileiros e, tão logo a decisão pelo financiamento é tomada, dúvidas sobre como proceder com o contrato de compra começam a surgir.

Se você está passando pelo processo, as Tabelas Price ou SAC já devem ter aparecido como opções e, se ainda não apareceram, aguarde o momento delas em breve.

Responsáveis pela amortização do financiamento, a Tabela Price (Sistema Francês de Amortização) e SAC (Sistema de Amortização Constante) são pagas ao banco ou à construtora na hora de financiar a compra de um imóvel. São profundamente importantes por determinarem a forma que seu financiamento será pago à uma instituição ou outra, do começo ao fim, por meio da definição de parcelas.

Apesar de semelhantes, não são iguais e, por esta razão, para auxiliar na tomada de decisão que vai reger seu sistema de pagamento, reunimos todas as informações sobre as duas a seguir:

Tabela Price

Nesta modalidade de pagamento, as parcelas de financiamento serão mais baixas, no entanto, permanecerão as mesmas do começo ao fim do contrato.

Tabela SAC

Ao escolher que o regimento do financiamento seja por meio dela, você começa com parcelas mais altas que serão reduzidas à medida que o pagamento delas amortizar os juros de seu financiamento.

Qual a melhor?

A verdade é que não há resposta correta, ficando à critério do comprador considerar sua situação financeira em ambas as modalidades.

 A melhor maneira de tomar a decisão é avaliar o fator de correção que você considera mais econômico no momento.

 Para pagar parcelas por meio da Tabela SAC, você precisa estar financeiramente estruturado para assumir, por alguns anos, parcelas mais altas, sem correr riscos de não dar conta de pagar.

Contudo, como o financiamento fica menor graças ao aumento nas parcelas, você pagará menos juros e não há vantagem maior do que esta.

Entretanto, a diferença no valor de parcelas em relação à Tabela Price é bem expressiva, o que pode comprometer o orçamento mensal por vários anos.

Muito embora, por meio da Tabela Price, você mantenha o planejamento financeiro mais organizado, optar por ela representa o aumento de cerca de 10% no valor de seu financiamento quando comparada à Tabela SAC sendo, portanto, um caso a se pensar.

Como o investimento é à longo prazo, você talvez não sinta falta desta porcentagem mas, é importante que saiba: por mais que as parcelas sejam menores, com a Tabela Price você pagará mais no final.

Tags: compra de imóvel taxas

Veja mais