Vale a pena colocar contas em débito automático?

Pagamentos pré-agendados exigem maior organização financeira

Sugestão comum para a maioria das empresas, o débito automático é comumente proposto como uma forma mais segura, com descontos especiais para quem opta pelo serviço e considerado pelo credor o método mais incentivado de pagamento.

Apesar de parecer, de fato, muito simples (pague em débito automático e não se preocupe em esquecer a conta) será que para o consumidor esta é a melhor opção?

Para pessoas mais desorganizadas, muito embora o débito automático seja uma forma de garantir pagamentos sem esquecimentos, a opção pode ser um risco se, além da desorganização com os pagamentos, o consumidor for desorganizado com o orçamento também.

Uma vez comprometido, o pagamento em débito automático cairá irreversivelmente e impedirá que a pessoa utilize o dinheiro para se organizar, eventualmente negociar ou parcelar as demais contas em atraso.

A opção é, portanto, uma faca de dois gumes.

Confira vantagens e desvantagens e pondere se este tipo de pagamento é o melhor para o seu perfil.

Vantagens do débito automático

  • A maioria das empresas oferecem descontos para quem utiliza o débito em conta, ou seja, o valor das suas faturas ainda pode diminuir;
  • A maioria utiliza recursos de isenção da taxa adicional do boleto bancário, diminuindo despesas e taxas;
  • Você poderá ganhar pontos de relacionamento ao optar pelo débito automático; e
  • Suas contas estarão sempre em dia.

Desvantagens do débito automático

  • A manutenção do saldo de quem opta por débito automático é mais complexa, uma vez que as cobranças caem de forma irreversível. Para organizar os pagamentos dessa forma, é preciso manter as finanças irrestritamente em dia;
  • Pagamentos variáveis são sempre um risco. Se, por exemplo, você desequilibrar a conta de luz ou o cartão de crédito, os pagamentos em débito automático impedirão que você adie contas até que acumule o montante necessário sem comprometer o resto do orçamento;
  • Optar por débito automático em serviços adicionais é sempre um risco. Você pode deixar de utilizar algo contratado e continuar pagando.

Para decidir, organize-se.

Quando as contas são pagas em dia, a forma de pagamento mais vantajosa é a que te dá menos trabalho e a que traz maior vantagem.