Quanto custa esperar?

Home - A PRhosper Educa

Uma coisa é verdade sobre os seres humanos: se pudermos, queremos ganhar mais, de maneira fácil e agora.

Damos as boas-vindas para o que é prazeroso, mesmo que ilusório, e dispensamos imediatamente o que nos causa desconforto, sem olhar às consequências. Saber esperar não é para os fracos!

Mesmo quando podemos ter um prêmio maior no futuro, muitas vezes abrimos mão dele para ter alguma coisa, mesmo que menor, no presente.

Quer ver só? Anota aí no seu celular:

  1. O que você prefere? Ganhar $50 hoje ou $100 em 1 mês?
    1. a maioria das pessoas vai responder $100 em 1 mês.

 

  1. E agora? O que você prefere? Ganhar $75 hoje ou $100 em 1 mês?
    1. a maioria das pessoas vai responder $100 em 1 mês.

 

  1. E se a oferta for ganhar $88 hoje ou $100 em 1 mês?
    1. Aí a coisa muda de figura, a diferença é pequena e parece que não vale a pena esperar. A maioria das pessoas escolhe $88 hoje.

Por que este tipo de coisa acontece? Porque a recompensa maior no futuro, mesmo que relativamente próximo, fica muito distante do presente, somos impulsivos, lembra?

Ficamos míopes, como se virássemos binóculos ao contrário quando olhamos para o longo prazo.

Só que isto tem um preço: gastando mais agora, teremos menos dinheiro no futuro, seja ele aposentadoria, criação de reserva para um sonho, pagar um curso de formação profissional ou mesmo se preparar para um imprevisto.

Quando falamos de finanças e dinheiro, esta relação entre presente e futuro pode ser medida por um fator: a taxa de juros.

A taxa de juros é o preço que estamos dispostos a pagar por abrirmos mão de gastar o dinheiro hoje para termos mais dinheiro no futuro. Usamos as aplicações financeiras para viabilizar essa troca.

O inverso também é verdadeiro. Se queremos muito alguma coisa agora, para a qual não temos dinheiro, vamos pagar para isso. Pegamos dinheiro emprestado e pagamos juros para quem cedeu o recurso: financiamento, crediário, crédito rotativo, crédito consignado, pagamento parcelado, etc…

E assim, chegamos ao preço do futuro: pagar mais ou ter menos lá na frente versus saber esperar, aguentar a ansiedade de não ter tudo agora, investir o recurso disponível e ter mais dinheiro para usar como quiser no futuro.

E você? O que vai escolher?

 

_______________________________________________________________________________

Material complementar:

 

Livro: “O valor do amanhã”- Eduardo Gianetti: https://l1nk.dev/qohe5 

Vídeo:

  1. TED: “A batalha entre o eu do presente e o eu do futuro”| The battle between your present and future self – Daniel Goldstein: https://www.ted.com/talks/daniel_goldstein_the_battle_between_your_present_and_future_self?utm_campaign=tedspread&utm_medium=referral&utm_source=tedcomshare
  2. TED: Shlomo Benartzi: Economizando para o amanhã, amanhã: https://youtu.be/gzcw_02ZB1o