A Serasa, empresa especializada em soluções de crédito e informação anunciou que os meses de julho e agosto de 2023 foram os que tiveram o maior número de negociações de dívidas da sua história. Segundo a empresa, mais de 4 milhões de consumidores acessaram as suas plataformas digitais para consultar e quitar os seus débitos, somando mais de 6 milhões de acordos fechados. Os descontos concedidos pelas empresas credoras chegaram a R$ 21 bilhões no período.
Um dos fatores que contribuíram para esse recorde foi o Programa Desenrola, lançado pelo Governo Federal em junho de 2023, com o objetivo de estimular a renegociação de dívidas dos brasileiros com bancos, varejo, telecomunicações e outros setores. O programa oferece condições especiais de pagamento, como parcelamento em até 9 vezes e abatimento de até 99% do valor original da dívida.
Uma das especialistas em finanças da Serasa, afirmou que o programa trouxe mais visibilidade para a questão do endividamento e da educação financeira no país. “A pauta do endividamento e da educação financeira nunca foi tão debatida no Brasil como agora. Quanto mais visibilidade ao tema, mais responsabilidade financeira ele gera”.
Além do Desenrola, a Serasa também ajustou a parceria com alguns dos principais bancos do país, como Itaú, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, C6, Safra e Inter, para disponibilizar mais de 76 milhões de ofertas com descontos de até 99% para os consumidores que possuem dívidas com essas instituições. A iniciativa visa colaborar com a redução da inadimplência no país, que ainda afeta cerca de 60 milhões de brasileiros.
Os resultados dessas ações já podem ser observados no Mapa da Inadimplência da Serasa, que mostra a queda na representatividade das dívidas bancárias no total de débitos dos brasileiros. Em junho de 2023, as dívidas com bancos representavam 31,1% do total. Em julho, esse percentual caiu para 29,5% e em agosto para 29,3%, um percentual que parece ser pequeno, porém, o volume acaba sendo expressivo e positivo.
A Serasa espera que o movimento de renegociação de dívidas continue nos próximos meses, já que o programa Desenrola tem previsão de encerramento em dezembro de 2023. A empresa recomenda que os consumidores aproveitem as oportunidades oferecidas pelas plataformas digitais da Serasa para limpar o nome e recuperar o crédito no mercado.